Aplicativo do MEDUSA está disponível para a Comunidade Acadêmica
O Programa de Extensão MEDUSA acaba de publicar, no Google Play Store, o aplicativo MEDUSA UFRGS. Trata-se de um aplicativo simples, para celulares Android, mas com funcionalidades que permitem aos estudantes, professores e técnicos conhecerem as ações do MEDUSA e interagir com a equipe. O aplicativo incorpora as publicações do MEDUSA na sua página do Instagram, no canal do YouTube e notícias do Blog, mantendo as/os usuárias/os informados sobre as ações desenvolvidas. Conta também com um ícone que direciona o/a usuário/a às etapas de uma pesquisa-intervenção sobre saúde mental e os efeitos da pandemia e do Ensino Remoto na vida de estudantes universitárias/os.
No quesito interatividade, algumas possibilidades são apresentadas nessa primeira versão do App. No ícone "Grupos Medusa", estudantes de Graduação e Pós-Graduação da UFRGS podem se inscrever em um de nossos grupos semanais, ao longo de todo o semestre letivo. No ícone "Ações de Apoio", membros de Comissões de Graduação, Centros ou Diretórios Acadêmicos, ou mesmo profissionais de outras instituições de ensino superior podem solicitar o apoio da equipe para eventos, atividades e/ou ações específicas sobre saúde mental na universidade. Já no ícone "Oficinas e Encontros", estudantes, professoras/es e técnicos podem sugerir temas para encontros, oficinas e rodas de conversas, vislumbrando, também, a possibilidade de ações conjuntas. O "Fórum MEDUSA" se propõe a ser um espaço de discussão e diálogo, a partir de questões levantadas pela equipe do programa ou por usuárias/os do App. E, por fim, em "Avaliações", as/os usuárias/os do App podem realizar, quantitativa e qualitativamente, uma avaliação das ações desenvolvidas pelo Programa de Extensão MEDUSA, e não apenas do App.
Por fim, mas não menos importante, o App MEDUSA UFRGS apresenta um ícone intitulado "Buscando ajuda". Aqui, estudantes, técnicos e professores podem encontrar serviços e ações de cuidado em saúde mental dentro e fora da universidade, no campus litoral, locais que atendem de forma remota durante a pandemia e serviços da atenção básica no Sistema Único de Saúde. Esses dados e informações foram organizados pelo GT de Saúde Mental do Discente, CIPAS e o Departamento de Atenção à Saúde e estão disponíveis no site do CIPAS (Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Atenção à Saúde, do Instituto de Psicologia). Ao clicar nos ícones, as/os usuários/as do App serão direcionadas/os ao site ufrgs.br/saudemental, dentro do próprio aplicativo.
Entendemos que o aplicativo pode se contituir em mais uma ferramenta de cuidados em saúde mental na universidade. É uma ferramenta que vai, aos poucos, ganhando outros contornos, outras funcionalidades, num processo ininterrupto de diálogo e construção coletiva. O app pode ser encontrado em https://play.google.com/store/apps/details?id=com.app.medusaufrgs
Comentários
Postar um comentário